7.2.2- O meu mapa conceptual

 Os mapas conceptuais foram desenvolvidos a partir da investigação de J. Novak e D. Gowin. estes procuraram seguir e perceber a evolução de conhecimentos e ideias de ciência nas crianças, baseando-se na Teoria de aprendizagem de David Ausubel.

Os mapas conceptuais são ferramentas que ajudam a organizar e representar conhecimentos. Incluem conceitos e as relações entre os mesmos.

Num mapa conceptual os conceitos são apresentados de uma forma hierárquica, onde os conceitos mais gerais e inclusivos se encontram no topo do mapa e os mais específicos ( menos gerais) são colocados hierarquicamente por baixo.

As linhas representam as relações (proposições) entre conceitos de diferentes domínios existentes no mesmo mapa e ajudam-nos a percepcionar como alguns domínios de conhecimento representados no mapa se relacionam uns com os outros.

Num mapa conceptual podem ser adicionados exemplos específicos de acontecimentos ou objectos que ajudam a clarificar o significado de um determinado conceito.

O meu mapa conceptual foi sobre a linguagem da Banda Desenhada. Escolhi este tema por ser um dos meus preferidos. 

Tentei fazer uma esquematização de fácil leitura e compreensão por parte dos alunos, de forma a que possam perceber facilmente a linguagem da Banda Desenhada.

Mapa conceptual sobre a linguagem da Banda Desenhada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: