2012 será o “Ano Klimt”, para celebrar os 150 anos do artista

klimt.adele-bloch-bauer

Gustav Klimt, nasceu no dia 14 de julho de 1862 numa cidade perto de Viena, Áustria e faleceu no dia 6 de fevereiro de 1918. Artista excecional, em rebelião contra a burguesia e os costumes da época, foi um dos fundadores do movimento Jugendstil e da Secessão de Viena, que recusava a tradição académica nas artes.
Associado ao simbolismo, destacou-se no movimento Art Nouveau Austríaco. Membro honorário das universidades de Munique e Viena, os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena. Além da pintura dedicava-se também à arte decorativa
A pintura de Klimt, com a frequente utilização do dourado, evoca a “Idade de Ouro” de Viena, uma época em que a capital da Áustria ostentava uma vida intelectual e artística comparável à de Paris ou Berlim.
Um dos quadros mais caros do mundo, o “Retrato de Adèle Bloch-Bauer I”, assinado em 1907 por Gustav Klimt, atingiu um recorde num leilão organizado em 2006, nos Estados Unidos, tendo sido arrematado por 104 milhões de euros. A tela apresenta a mulher de um industrial judeu , serenamente pintada em tons alvos, com a figura sinuosa polvilhada por partículas de ouro, em pormenores intrincados.
Para os 150 anos de nascimento de Klimt, os museus vienenses organizam várias exposições. A primeira referência do ano à obra de Klimt pôde ser vista no dia 1º de janeiro, através do vestuário laranja e dourado do Ballet da Ópera de Viena.

Posted on 2 de Janeiro de 2012, in Sem categoria. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: